João Lejambre volta a participar da Vila das Artes

João Lejambre volta a participar da nossa feira, no dia 6 de agosto, com sua música de profundidade. Para quem não se lembra, João é fazedor de instrumentos, poeta, violeiro e multi artista. Ele cria músicas que se aprofundam em pilares regionais e significativos, bem como em elementos da natureza.

O músico é auto-didata e compõe suas músicas e fabrica seus próprios instrumentos musicais desde pequeno. Com esses instrumentos além de tentar se aproximar de sons rústicos de forma mais intuitiva, se deixando levar pela inspiração que a madeira traz, ele também levanta a bandeira da sustentabilidade ao reaproveitar materiais. João defende causas indígenas, a latinidade, brasilidade e se pauta por questões humanitárias.

Lejambre integra o projeto Intergerações Viola Paulista, uma realização do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, produzido por artistas e pesquisadores do Instituto Câmara Clara e do Voamundo Cultural, com o apoio do Museu da Cidade, Secretaria de Cultura – Prefeitura de Campinas.

No documentário “Inventorias”, João conta sobre os materiais utilizados para criação dos instrumentos e mostra um pouco do processo de criação. Confira mais sobre o projeto pelo documentário “Inventorias” no Youtube clicando aqui (https://www.youtube.com/watch?v=eoW2HS36_rY)

Mais detalhes sobre o projeto aqui. (http://camaraclara.org.br/violapaulista/)